Uma história de soberania alimentar tecida pelas redes de confiança e solidariedade
Organização: AS-PTA
Reportagem: Sofia Isbelo, Adriana Galvão Freire e Priscila Viana
Fotos: Sofia Isbelo/AS-PTA
Imagine um lugar onde é possível encontrar uma grande diversidade de alimentos saudáveis e sem veneno, produzidos pelas mãos e pela sabedoria de muitas mulheres e homens que vivem da lida com a terra. Esse lugar existe, se chama Quitanda da Borborema e fica localizado no município de Arara, na região agreste da Paraíba. As histórias que se entrelaçam na construção desse precioso espaço, repleto de cores, cheiros e sabores da agricultura familiar, são a composição dessa fotorreportagem.
Logo cedo, às 7h da manhã, a jovem Eduarda da Silva Xavier abre as portas da Quitanda da Borborema, levando à população de pouco mais de 14 mil habitantes, além das regiões circunvizinhas, uma grande diversidade de alimentos, in natura ou beneficiados.
Na Quitanda, cabe de tudo um pouco: acerola, seriguela, goma de mandioca, mel, queijo, doces e bolos, as sementes de feijão, milho, fava ou coentro. Cabe até a venda de forragem para os animais. Tudo o que é vendido no espaço é produzido por famílias agricultoras do território agroecológico da Borborema, uma articulação de 13 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, mais de 150 associações comunitárias, uma associação regional de produtoras e produtores agroecológicos – a EcoBorborema -, e uma cooperativa – a CoopBorborema – de 13 municípios da região.
Comida de verdade, confiança e solidariedade
As histórias agroecológicas nos apresentam uma grande riqueza de saberes e aprendizados, e um deles diz respeito à força da atuação em rede e da construção de relações de confiança e solidariedade em torno da comida de verdade. Inaugurada em março de 2019 como fruto de um forte processo de mobilização, de formação e com móveis doados por feirantes ou emprestados de outros espaços coletivos, a Quitanda em Arara compõe a Rede das Quitandas da Borborema e sua gestão está intimamente associada à da Feira Agroecológica do município.
A Quitanda de Arara compõe a Rede de Quitandas da Borborema, comprometida em proporcionar o acesso de alimentos saudáveis, livres de transgênicos e agrotóxicos para toda a população dos cinco municípios e adjacências: Arara, Solânea, Esperança, Remígio e Queimadas. Fica localizada na Rua Bela Vista, nº 43, no município de Arara (PB). Abre diariamente, das 7h às 11h, mas também é possível adquirir os itens através de telefonema ou da participação em grupos de consumidoras e consumidores pelo Whatsapp.
Para garantir toda essa riqueza agroecológica, o espaço de comercialização conta com o fornecimento ativo de 15 pessoas, das quais 8 são mulheres, e 2 são jovens. As agricultoras e os agricultores trabalham de forma cooperativa no abastecimento da Quitanda, mas também no próprio consumo, trocando ou doando seus produtos entre si.
Também na Quitanda de Arara, pode-se encontrar produtos de todo o território. Para proteger suas sementes de milho da paixão, como são chamadas as sementes crioulas na Paraíba, a rede de guardiãs e guardiões de sementes criou uma marca para os produtos beneficiados de milho livre de transgênicos e agrotóxicos, os Flocão, Fubá, Xerém e Mungunzá da Paixão.
Essa fotorreportagem é uma publicação da Rede Ater Nordeste de Agroecologia e recebeu financiamento do Fida, Funarbe, UFV, IPPDS e AKSAAM.
Baixe e saiba mais!
https://bit.ly/fotorreportagem-rede-ater-as-pta