Mais pressão para Governo Federal não abrir mão das medidas que reduzem agrotóxicos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf) publicou esta semana uma carta de recomendação ao Governo Federal defendendo a manutenção do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara) dentro do 3º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

A carta está endereçada à Casa Civil, à Secretaria-Geral da Presidência da República e à Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo).

O 3º Planapo deveria ter sido lançado no dia 3 de julho passado, mas a medida foi suspendida por pressão da sociedade civil que não aceitou um Plano sem orientações para a redução no uso dos agrotóxicos.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo.

O Condraf é um importante espaço de participação da sociedade civil que faz recomendações ao governo federal sobre assuntos relacionados ao ambiente rural, agricultura, segurança alimentar e nutricional, entre outros.

A Rede ATER NE faz parte do Condraf com dois representantes. Para qualificar ainda mais a nossa atuação em espaços como esse, a Rede está desenvolvendo o projeto Cultivando Futuros: transição agroecológica justa em sistemas alimentares do semiárido brasileiro.

O projeto é uma realização da AS-PTA, Brot fur de Welt e Rede ATER Nordeste de Agroecologia com financiamento do Ministério Federal da Alimentação e da Agricultura da Alemanha (BMEL, na sigla em alemão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *