Agroecologia e Territórios de Saberes
Gestão do Conhecimento em Redes Territoriais de Agroecologia no Semiárido Brasileiro
Realizado entre os anos de 2020 e 2022, o projeto produziu evidências sobre o impacto da agroecologia na renda familiar e outros atributos de sustentabilidade de agroecossistemas, como autonomia, resiliência e protagonismo das mulheres. Tais agroecossistemas estão integrados às redes territoriais de inovação sociotécnica, dinamizadas com o apoio dos projetos implementados pelas organizações que fazem parte da Rede ATER NE.
Este projeto teve o apoio/financiamento do projeto AKSAAM (Adaptando Conhecimento para Agricultura Sustentável e Acesso ao Mercado). O AKSAAM resulta da parceria entre o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA/ONU) e o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa (IPPDS/UFV), e objetiva aliviar a pobreza rural com foco no desenvolvimento agrícola sustentável para promover a segurança alimentar e nutricional em consonância com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O objetivo geral do projeto Agroecologia e Territórios de Saberes foi fortalecer as capacidades das organizações de ATER em monitorar, avaliar, sistematizar e divulgar os resultados alcançados na promoção de sistemas alimentares saudáveis, socialmente inclusivos, ecologicamente sustentáveis e resilientes aos efeitos das mudanças climáticas.
Entre os objetivos específicos, destacam-se:
Capacitar as equipes técnicas em metodologias de avaliação econômica-ecológica e de atributos de sustentabilidade da agricultura familiar
Sistematizar e divulgar os resultados das dinâmicas de inovação agroecológica das experiências estudadas.