Rede Ater NE de Agroecologia disponibiliza estudo sobre sustentabilidade e  agroecossistemas para a sociedade

Darliton Silva (Comunicador do Centro Sabiá e da Rede Ater NE de Agroecologia)

A Rede Ater Nordeste de Agroecologia está oferecendo para a sociedade o Estudo Lume: Procedimentos e instrumentos para análise da sustentabilidade de agroecossistemas. O manual aborda o método que busca identificar nos espaços de produção, estratégias sociais e econômicas colocadas em prática pelas famílias agricultoras assessoras pelas organizações que compõem a Rede.

O livro é organizado pelos pesquisadores Paulo Sérgio Ferreira Neto, Cinara Del’Arco Sanches, Claudemar Mattos, Denis Monteiro, Gustavo Martins, Liliam Telles, Luciano Silveira e Paulo Petersen. A publicação traz orientações práticas para a aplicação do método lume, que é uma análise econômica e ecológica de agroecossistemas, e o seu conteúdo oferece uma análise de caráter qualitativo, que corresponde a um dos componentes avaliativos propostos pelo estudo.

O guia está disponível ao público em geral, mas como é uma publicação que contribui para análise da sustentabilidade de agroecossistemas, pode ser muito útil para lideranças comunitárias, organizações de assessoria em ATER, gestores públicos, pesquisadores e demais agentes envolvidos em processos e programas de desenvolvimento rural em bases agroecológicas.

Segundo Paulo Neto, engenheiro florestal e coautor do livro, a publicação é resultado de anos de aprimoramento do método Lume a partir de estudos desenvolvidos por organizações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER em parceria com agricultores e agricultoras familiares no Brasil e em outros países da América Latina. “A sua aplicação permite ampliar a compreensão sobre os caminhos traçados e estratégias adotadas pelas famílias, o grau de autonomia, as dinâmicas de integração social, as relações econômicas e de poder, e a importância das mulheres e jovens na dinâmica econômica e sócio-organizativa”, afirma Paulo.

Esse estudo é uma realização da Rede Ater Nordeste de Agroecologia, foi elaborado pela AS-PTA e recebeu financiamento do Fida, Funarbe, UFV, IPPDS e AKSAAM. Baixe aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *