Redes de Agroecologia
no Semiárido Brasileiro
Impulsionando transição ecológica justa nos territórios através do fortalecimento da Rede ATER Nordeste de Agroecologia
Desenvolvido entre 2022 e 2024, este projeto, apoiado pela Porticus, proporcionou um processo de capacitação para que as organizações da Rede ATER NE possam aperfeiçoar as avaliações das dinâmicas de desenvolvimento rural que incluam os efeitos dos programas e políticas públicas.
O cenário era de pós-pandemia e de mudanças no contexto político nacional nos últimos cinco anos e a Rede ATER NE se questionava sobre ‘como seguir aprimorando competências e estratégias de assessoria que tenham como base as experiências nos territórios e sejam capazes de enfrentar os bloqueios identificados?’ e ‘como construir e negociar uma agenda propositiva de políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da segurança alimentar e nutricional, considerando que em 2022 haverá eleições nos estados e a nível nacional?’
Objetivos
Fortalecer as capacidades das organizações de agricultores/as nos territórios e das organizações de assessoria para a promoção de sistemas alimentares justos e sustentáveis.
Este fortalecimento é imprescindível para a continuidade da ação das mesmas diante do contexto de mudanças nos planos político-institucional, econômico e climático.
O desenvolvimento de capacidades para atuar no fomento a redes territoriais de inovação sociotécnica se mostra, portanto, como uma necessidade inadiável para que sejam estimuladas ações coletivas orientadas pela perspectiva agroecológica.
1 Etapa
Nesta etapa, as energias se voltaram para uma campanha para incidir junto aos programas de governo dos/as candidatos/as aos poderes executivo e legislativo no âmbito federal e estadual. A intenção é incluir na pauta os temas da segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar e agroecologia.
2 Etapa
Executada em 2023 e 2024, o foco desta etapa foi no processo de formação das equipes com relação ao método Lume, tanto no olhar para as comunidades, quanto para os agroecossistemas. A intenção deste momento foi exercitar o Lume como método para uma abordagem agroecológica dos sistemas agroalimentares e das políticas públicas.
Uma vila cheia de riquezas!
O que a ATER tem a ver com a história das comunidades?